quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Revista Newsweek prepara reformulação

A revista semanal com a segunda maior circulação do mundo, a Newsweek (que está atrás de Time e à frente de Veja), está preparando uma transformação em sua identidade, com mudanças no conteúdo, direcionamento do foco para uma gama de leitores menor e mais influente, e novo design. A informação é do New York Times.

Um dos alicerces da estratégia é o fim da cobertura dos grandes eventos da semana. Essa tendência pôde ser verificada há algumas semanas, com o caso do avião que pousou sobre o rio Hudson. A Newsweek publicou uma pequena matéria em seu site e nada na versão impressa.

A revista pretende também  mudar seu público-alvo e fazê-lo pagar mais, atraindo novos anunciantes, de setores como bens de luxo. A idéia de servir a um público de massa está perdendo força na revista, por situações como os investimentos cada vez mais altos em call centers e publicidade para atrair novos assinantes e os grandes descontos que são concedidos para consegui-lo. O presidente da revista Tom Ascheim disse ao NYT que a "massa" não funciona mais.

A Newsweek diminuiu há cerca de um ano sua circulação de 3,1 milhões para 2,6 milhões, com a perspectiva de que chegue a 1,5 milhão em janeiro próximo. De seus atuais assinantes, 1,2 milhão tem um perfil de escolaridade mais elevado, consomem mais notícia e tem salários maiores do que a média. Eles são considerados os "melhores consumidores" e alvo da nova revista.

Do ponto de vista editorial, a Newsweek deve adotar, além da atual linha de análises e comentários, um olhar mais opinativo e não convencional dos eventos. A partir de maio, as matérias serão reorganizadas sobre quatro grandes seções: colunistas e comentários; notícias curtas; grandes reportagens (como a de capa); e cultura. Além disso, a revista, substituirá seu papel fino por um mais pesado, que seria mais interessante para anunciantes e leitores, e dará mais ênfase à fotografia. 

Segundo dados da Audit Bureau of Circulation (ABC), a revista tem tiragem no Brasil de 36 mil exemplares. Além disso, a Newsweek, que foi lançada no ano de 1933, está presente em 190 países, segundo sua área comercial, e o valor de tabela para anúncio em página simples é de US$ 227 mil nos EUA. Para a edição que circula no Brasil, o valor é de R$25 mil. M&M Online tentou contato com a representação brasileira da revista para saber se haverá alguma mudança diante do novo posicionamento anunciado, e está no aguardo de uma resposta.