quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Ipsos e Luxury Marketing Council lançam estudo sobre o mercado do luxo no Brasil

A Ipsos, multinacional francesa de pesquisa, e o Luxury Marketing Council (LMC), organização internacional que reúne mais de 800 empresas associadas, representadas por presidentes e altos executivos de marcas líderes do mercado de luxo em todo o mundo, apresentam os principais resultados da pesquisa “Perfil do consumidor de luxo no Brasil”.

O objetivo deste estudo é entender melhor o perfil e o comportamento do consumidor, o mercado e os diferentes conceitos de luxo no Brasil, além de tratar de aspectos como a fidelidade com as marcas, as próximas tendências do mercado de luxo e o que busca o consumidor deste tipo de produto. Para tanto, foram realizadas 800 entrevistas com homens e mulheres de 18 a 60 anos, de alto poder aquisitivo. Além da etapa quantitativa, o estudo foi composto também por discussões em grupo, desk research e análise semiótica, o que proporciona uma visão holística do cenário pesquisado.

A pesquisa revela que a apreciação do luxo é muito similar entre homens e mulheres, e também não varia significativamente com a idade (embora os mais jovens sejam levemente mais interessados em produtos de luxo). No entanto, nota-se que, quanto maior a renda do consumidor, maior é o seu entusiasmo com o luxo. Entre os resultados mais interessantes, um dos destaques é que, para os brasileiros, o luxo significa qualidade, mas também hedonismo e estilo; para 77% dos entrevistados, luxo é uma recompensa pessoal e uma maneira de viver com estilo e design; já para 71% é puro prazer, e um modo de expressar estilo e personalidade.

Os entrevistados também revelaram suas expectativas ao adquirir para si próprios um produto de marca de luxo. As respostas mostram que a qualidade e autenticidade estão em primeiro plano, seguidos por inovação, exclusividade e experiência especial. 88% esperam qualidade superior, 85% querem garantira autenticidade do produto, 80% buscam inovação, 78% querem desfrutar de serviços personalizados, 74% buscam viver uma experiência inesquecível e 64% buscam desfrutar de uma relação especial com a marca. Outro dado significante diz respeito aos produtos e serviços associados à palavra “luxo”. Sem surpresas, com 64% das citações dos entrevistados, os automóveis aparecem em primeiro lugar (para os homens, das oito marcas
mais citadas, quatro são marcas de carro). Na sequência, aparecem as roupas, com 49%, e jóias, com 33%. 

O estudo também mostra quais são os itens para os quais os consumidores dão mais atenção ao país em que foi produzido. Os grandes campeões são as bebidas alcoólicas (75% dão muita atenção ao país de origem do champagne, 68% dos vinhos e 66% dos destilados), seguidas por automóveis (65%), relógios (60%) e perfumes (58%). Com relação às fontes de informação sobre produtos de luxo, o estudo mostra que o boca a boca é fundamental, em todas as categorias avaliadas. As dicas das pessoas próximas aparecem em primeiro lugar, à frente de comerciais, anúncios e catálogos. 

Por fim, a pesquisa mostra que para os brasileiros, o luxo é inquestionavelmente europeu. A França permanece como um forte símbolo do luxo, mas países como Suíça, Itália e Alemanha também são muito valorizados pelos consumidores de produtos de luxo do País.