segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Posicionamento e relacionamento

Você sabe o que quer ser? Sabe qual é seu objetivo? Creio que poucas pessoas sabem que, em se tratando de marketing e comunicação, mais do que em quaisquer outras áreas isso pode ser fatal.

Mas aí, vem a pergunta que não quer calar: mas não precisamos "correr atrás" em qualquer profissão escolhida? Sim, é claro, porém os profissionais de comunicação, a meu ver, já tem uma predisposição para um ar meio, digamos, preguiçoso e conheço poucos com a proatividade necessária para fazer as coisas realmente acontecerem.


Esse assunto de network já está meio piegas de tanto que as pessoas falam. Porém, realizar uma boa rede ainda é um desafio. Vamos a um passo a passo:

1 - Verifique de onde seus contatos podem sair
. Vale tudo: orkut, msn, foruns, blogs etc. Todo lugar onde tem pessoas com interesses parecidos pode servir de base para uma rede de relacionamento.

2 - Saiba (ou pelo menos tente) mapear as pessoas pelas suas atuações.
 Vendas, marketing, criação, TV etc. Segmente o máximo que conseguir, o que vai lhe ajudar muito na hora de ajudar ou pedir ajuda.

3 - Peça ajuda (mas não esqueça de ajudar).
 Está precisando de alguma informação, indicação para uma vaga ou mesmo pleiteando uma nova oportunidade? Pois bem, peça. Mas jamais se esqueça de contribuir com a sua rede. Você só é lembrado quando toma atitudes e as pessoas esperam que estas sejam positivas.

Creio que, seguindo esses primeiros passos, já é um bom caminho para criar uma network que lhe renderá frutos. Lembre-se de estar sempre presente, sem ser chato. Aquele papo que a primeira impressão é a que fica já era; o lance agora é causar boas impressões sempre e cultivar uma rede saudável e duradoura.