sábado, 24 de janeiro de 2009

Nada de previsão. Negócio na web mostra que pesquisa, conteúdo e mix de serviço fazem a diferença

Imagine a cena: alguém em momento de crise pessoal está olhando o horóscopo do dia e resolve ir a um astrólogo. Até ligar para uma amiga, perguntar se conhece um e ir a uma consulta, pode-se passar alguns dias. Com a internet, os problemas desta pessoa acabaram. Principalmente com o portal Personare, cujo objetivo é incentivar pessoas a aproveitarem melhor suas vidas através do autoconhecimento.

No Personare há serviços e ferramentas como análises astrológicas, tarot, numerologia e conteúdos sobre meditação, yoga, alimentação e florais que auxiliam num dia-a-dia melhor. E eles ganham dinheiro com isso. O negócio nasceu em 2004 a partir das ideias dos sócios Bruno Rodrigues, Carolina Senna e Daniel Durão e foi na contramão de muitos modelos de negócio na internet baseado em receitas publicitárias.

O lançamento em 2004 foi precedido de uma pesquisa de mercado. Eles analisaram os players brasileiros e como estavam posicionados, fizeram um benchmark no mercado norte-americano e uma pesquisa qualitativa que traçou o perfil dos potencias clientes. “Esse estudo mostrou que havia uma lacuna no mercado para um produto de maior qualidade”, aponta Carolina Senna em entrevista ao Mundo do Marketing.


Os sócios da Personare: Durão, Rodrigues e Carolina

Consumidor dá a dica
A pesquisa com diversos perfis de clientes indicou o caminho a ser seguido com maior precisão. “Percebemos que as pessoas estavam insatisfeitas com a vida delas e como sabiam pouco sobre elas mesmas”, afirma Bruno Rodrigues. “Boa parte da proposta do Personare surgiu a partir desta observação e por isso criamos ferramentas que ajudassem as pessoas a se conhecerem e construir uma vida com uma qualidade melhor”, adiciona.

O primeiro ano do portal foi de teste de mercado para saber se as pessoas estavam abertas para comprar análises de autoconhecimento e não de previsões. Essa é a grande diferença. O foco do Personare é oferecer informações - estudos de astrologia, tarô e numerologia, por exemplo - que ajudem as pessoas a tomarem as decisões do dia-a-dia de acordo com o livre arbítrio delas. 

O curioso nesta engrenagem é que o site não tem nenhum astrólogo desenhando o mapa das pessoas on-line. Um sistema inteligente combina mais de duas mil analises desenvolvidas por um astrólogo de acordo com informações da pessoa que acessa o Personare. No mapa astral, o cliente informa a data de nascimento, hora e local e o sistema gera o mapa daquele momento automaticamente.



Segredo está no serviço
As analises são muito similares ao que se tem ao vivo. A diferença, além da conveniência e de um preço mais convidativo, é que ao vivo as pessoas tiram as dúvidas na hora. Pelo site, é preciso enviar um e-mail. “Tentamos levar para a internet o que as pessoas já consumiam presencialmente”, comenta Daniel Durão. “O mercado de astrologia é finito e o nosso desafio é levar isso para um mercado infinito e com escala”, ressalta em entrevista ao site.

O mix de serviços do Personare é dividido em analises de áreas da vida (Amor, Carreira, entre outros) segmentadas por faixas de preço. Há serviços com preço mais barato, que são analises freqüentes, uma faixa intermediaria, com analise complementar, e uma Premium, que são as mais caras, com estudos mais amplos, como um mapa numerológico. Há ainda versões gratuitas para degustação de todos os serviços. “Uma parte importante são os serviços gratuitos. A pessoa entra no site e não vendemos nada. Ela começa a ver verdade no conteúdo e o serviço pago se torna um caminho natural. Ter uma degustação é uma parte fundamental da nossa estratégia”, analisa Carolina.

A compra é feira como em lojas de comércio eletrônico. A diferença é que grande parte dos clientes do Personare nunca havia feito uma compra on-line. “Temos um público um pouco mais velho que se aventura pela primeira vez no comércio eletrônico. Ao mesmo tempo que é um produto intangível, ele gera um valor por não ter um similar numa loja”, afirma Daniel Durão.


Novos desafios
Agora que o modelo de venda de serviços está consolidado, o passo seguinte é vender publicidade. Para viabilizar este negócio, foi criada a Revista Personare em 2008, que ao oferecer conteúdo on-line, gera mais visitação. Hoje são mais de 600 mil usuários únicos por mês. “Estamos constantemente lançando novos serviços e aprimorando o portal”, afirma Carolina.

Anunciar no Personare, no entanto, não é como em outros portais. A propaganda pode ser segmentada pelo perfil psicológico da pessoa. “Conseguimos traçar os perfis psicológico usando a astrologia”, conta Carolina. Com isso, o sistema consegue exibir uma campanha segmentada não só de acordo com o perfil demográfico, sexo ou idade. “Podemos exibir uma campanha de um produto de beleza no momento que uma pessoa acabou de ler uma analise astrológica dizendo que é um momento dela cuidar da beleza”, completa.

O Personare está inserido em um mercado em expansão constante, que envolve bem-estar, auto-ajuda e qualidade de vida. Em um ano, o portal aumentou a audiência em 100% e o crescimento no faturamento foi de 50% de 2007 para 2008. Hoje, a empresa que começou no sótão da casa dos pais de Carolina tem 17 profissionais, vai expandir a sua operação para Portugal e lançar novos serviços.