terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Bem-estar cresce na cultura do brasileiro e chega aos departamentos de Marketing

Estar bem nunca esteve tão na moda quanto agora. Cada vez mais preocupados com a saúde física e mental, o público que aderiu aos produtos e serviços para o bem-estar cresce com a ajuda de estratégias de Marketing segmentadas. Eventos e promoções com essa iniciativa fazem o consumidor sair da inércia e mantém um relacionamento saudável entre empresa e cliente.

Os eventos se multiplicam em todo o país e atraem marcas de diversos setores que desejam atingir este público. Corridas de fim de semana e eventos para toda a família oferecem espaços dedicados ao bem-estar e fazem com que o público sinta o prazer de uma vida saudável sendo oferecido por marcas conhecidas e respeitadas.

O crescimento das estratégias de Marketing voltadas para este público caminha ao lado do desejo destes consumidores por um dia-a-dia saudável através de atividades físicas. Empresas que investem neste nicho mostram os motivos que as levaram a buscar e oferecer serviços e bens de consumo para a indústria do bem-estar.

Procura pelo bem-estar
O Grupo Veja realiza diversas ações para o bem-estar, como o Espaço Plural Veja SP. O evento atrai público de todas as idades e a principal razão para o investimento neste segmento é o aumento pela procura. “Acredito que o desenvolvimento profissional e pessoal leva a pessoa a buscar ações voltadas para o seu bem-estar, a fim de armazenar energia para os afazeres profissionais”, diz o Diretor de Marketing do Grupo Veja, Ricardo Packness (foto) em entrevista ao Mundo do Marketing.

O Espaço Plural Veja SP existe há seis anos com o objetivo de levar cultura, lazer e bem-estar para o público de São Paulo. Para medir o retorno sobre o investimento (ROI), o Grupo Veja volta seus olhares para o público presente. “Avaliamos como as pessoas se sentem lá dentro porque é um espaço para a família, com atrações para crianças, adolescentes e adultos”, conta o Diretor de Marketing do Grupo Veja.

Com diversos títulos sobre o bem-estar, a Editora Abril também é responsável pelo Verão Boa Forma, evento que remete à revista Boa Forma e que leva leitores para passar 40 dias tendo aulas práticas sobre os temas abordados na revista. “A Editora Abril está envolvida com este tema e oferece títulos específicos de interesse do leitor. Sem dúvida o bem-estar é um dos pilares da editora”, afirma Packness.

Segmentar é preciso
Apesar de eventos voltados para o bem-estar já serem estratégias de Marketing segmentadas, ainda há possibilidades de torná-los ainda mais específicos. Em 2008 a Editora Esfera BR Mídia realizou a primeira etapa do Circuito Vênus, evento de corrida exclusivo para mulheres. O resultado da ação fez com que Cristiana Siqueira, responsável pelo evento, planejasse a segunda etapa para este ano. “Notamos que o Circuito Vênus atraiu novas pessoas que antes não tinham assiduidade em corridas esportivas”, aponta Cristiana em entrevista ao site.

De acordo com a gestora de eventos da Esfera, o Marketing feito para ações de bem-estar tem grande importância. “É preciso que o conceito destes novos eventos chegue ao consumidor com uma comunicação correta para atrair o publico certo. Muitos eventos esportivos não fazem uma boa estratégia de Marketing e precisam entender que é necessário”, acredita Cristiana.

Se em 2008 o Circuito Vênus reuniu cerca de 8.500, Cristiana já se prepara para o quem está por vir. “É um conceito que atrairá cada vez mais público e os eventos se voltarão cada vez mais para a qualidade de vida. O caminho é esse e já existe essa mudança no hábito das pessoas. O número de participantes cresce a cada etapa e a procura é grande”, conta.


Circuito Vênus reúne cerca de 8.500 mulheres em sua primeira edição em 2008 e expectativa aumenta para 2009

Retorno saudável
As corridas de rua estão ganhando espaço nas cidades e também no departamento de Marketing da Honda Automóveis. Desde 2003, a multinacional patrocina projetos relacionados à qualidade de vida como o circuito Corrida das Estações e o Circuito Vênus. “O Circuito Vênus são provas para o público feminino, onde as corredoras podem usufruir de massagem, aulas de yoga e alongamento. Além disso, realizamos test drive dos automóveis Honda Fit e Honda CR-V, que fazem sucesso com esse público”, diz Diego Antonio Martins Fernandes, gerente de Marketing da Honda Automóveis.

Segundo Fernandes, associar a Honda com atividades relacionadas ao bem-estar aproxima a marca do público e torna mais simpática para os consumidores ao apoiar o esporte, a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. “Pretendemos associar à Honda fatores relacionados com qualidade de vida, bem-estar, espírito jovem, e mostrar que somos uma marca de bem com a vida, como as pessoas que praticam o esporte”, aponta o executivo da Honda.

O retorno sobre uma ação voltada para o bem-estar pode ser mensurado de diversas formas. Desde a lembrança da marca até o aumento em vendas, dependendo do segmento da empresa envolvida. “Conseguimos atrair patrocinadores e a cobertura em mídia espontânea é muito grande. Yoga em eventos de corrida tem sido uma mudança cultural em termos de atividades complementares atraindo novas pessoas para o esporte”, acrescenta a gestora de eventos da Esfera BR Mídia.