sábado, 27 de dezembro de 2008

Veja 16 dicas para economizar combustível

O WebMotors, maior portal automotivo do país, selecionou 16 dicas importantes sobre como economizar combustível do seu veículo e poupar o meio ambiente diminuindo as emissões de poluentes na atmosfera.

Com a proximidade das férias e das festas de fim de ano, a freqüência de uso de um automóvel aumenta e é importante obter a maior eficiência possível do motor, com menor consumo. Confira abaixo, as valiosas dicas do WebMotors para economizar com seu veículo, com ganhos para o seu bolso e para o meio ambiente:

1- Não aqueça o motor com o veículo parado. Quando você deixa o carro esquentando parado, o motor demora mais para chegar à temperatura ideal. Nos carros mais novos, essa prática não é necessária. O ideal é sair imediatamente, em velocidade moderada, sem acelerações ou reduções bruscas.

2- Evite acelerações quando estiver parado. Aquela história de dar uma "cutucada" no acelerador antes de virar a chave é coisa para lá de velha.

3- Não tenha preguiça de trocar a marcha. A troca da velocidade influencia muito no consumo. Andar em quinta marcha em uma subida muito íngreme aumenta a emissão de poluentes, desgasta mais o motor e diminui a média de consumo. O ideal é efetuar as trocas no tempo certo sem "esticar" as acelerações, ou segurar o veículo em velocidade constante.

4- Se precisar, não corra. O consumo do combustível aumenta proporcionalmente em relação à velocidade que o veículo desenvolve. Em uma retomada de 90 km/h a 120 km/h o incremento de consumo é de aproximadamente 30%. Aumenta o seu gasto com combustível e também aumentam as emissões de poluentes.

5 - Direção defensiva. Quando a roda que traz discos de freio fica muito suja de "pó preto" é sinal que o condutor corre demais. A sujeira na roda demonstraque a pastilha de freio sofre na mão do "piloto" que gosta de arrancar e frear exageradamente. Esse costume aumenta o consumo.

6 - Não tenha medo das subidas. Tem gente que, quando vê uma subida, até freia antes, de tanto medo. O correto é acelerar antes, para que o carro não perca o ritmo no meio do caminho. Ter de pisar fundo durante a subida para o embalo não acabar é mortal para o tanque, força o motor e aumenta demasiadamente as emissões de poluentes.

7 - Não tenha medo das descidas. Aquela história de ponto-morto na descida, a popular "banguela", já virou lenda urbana. Com o sistema de injeção eletrônica, a forma ideal é manter o automóvel engrenado. Nessa situação, sem carga no acelerador, não há injeção de combustível. No ponto-morto, a injeção continua a funcionar. Além de ser mais econômica, essa maneira é a mais segura.

8 - Não viaje com o vidro aberto. A resistência do ar é maior quando as janelas do automóvel estão abertas. Isso faz com que o carro exerça uma forçamaior para se deslocar.

9 - A corrente elétrica também gasta mais petróleo. Utilize os dispositivos somente pelo tempo necessário como aparelhos de som, câmeras com dispositivos auxiliares, GPS e carregadores de celular. A exigência dos componentes pede maior consumo de combustível para recarregar a bateria.

10 - Escapamento original: Andar com o carro fazendo ronco excessivo pode gerar multa e secar o tanque. O sistema de emissão foi projetado para trabalhar com o silencioso e catalisador originais. No mercado também existem catalisadores falsos, que não filtram a poluição resultante da queima de combustível, e lança ainda mais sujeira no ar que respiramos. Por isso, economizar na hora da troca dos componentes ou optar por uma peça não-original, pode resultar em grande prejuízo a longo prazo.

11 - Evite trajetos muito curtos. Ligar o carro com o motor frio, rodar um pouco, e desligá-lo novamente acarreta em consumo 30% maior. Isso acontece toda vez que o motor se esforça para atingir atemperatura ideal de funcionamento. Nos percursos curtos, vá a pé, poupe combustível, o meio ambiente e ajude a melhorar sua saúde.

12 - Não rode com excesso de carga. Todo automóvel indica a sua capacidade máxima de carga. Qualquer volume desnecessário pode fazer com que o automóvel beba mais. Tem pessoas que fazem do porta-malas uma extensão do guarda-roupa ou da dispensa.

13 - Ar-condicionado só quando necessário. O sistema de refrigeração exerce forte influência no consumo do automóvel. A energia adicional exigida por ele pode aumentar o gasto em até 20% nos trechos urbanos, principalmente no trânsito pesado das grandes cidades. Uma dica é usar o sistema de renovação do ar.

14 - Acessórios que podem custar caro. Evite todos os apetrechos, pois eles pesam mais e interferem na maioria das vezes negativamente na aerodinâmica. Se não for utilizar o bagageiro, deixe-o em casa. O seu consumo vai melhorar.

15 - Pressão dos pneus. Se os pneus estiverem murchos, o consumo acaba se elevando. Isso ocorre porque a resistência ao rolamento é maior. Evite também usar pneus de talas mais largas (geralmente esportivos). Mantenha sempre o formato original, sugerido pelas montadoras. Quanto maior eles forem, maior a força que o automóvel precisará para efetuar o deslocamento.

16 - Tanque vazio não pára em pé: Ao acender a luz de reserva, procure imediatamente um posto de abastecimento. Um baixo nível de combustível poderia causar uma alimentação irregular do motor e, como conseqüência, possível danos ao conversor catalítico.

Manutenção Preventiva - Se o seu carro estiver com consumo mais alto do que o normal, cheque o estado da injeção eletrônica, das velas e cabos e, principalmente, troque dentro do prazo o filtros de ar e de combustível. O WebMotors tem o programa Agenda do Carro. Ele é um serviço totalmente gratuito de manutenção preventiva que disponibilizaalertas periódicos de manutenção, financiamento, seguro e impostos do veículo.

A Agenda do Carro incentiva a economia, uma vez que evita a manutenção corretiva e garante a segurança e a preservação do planeta. Mantendo um veículo em perfeitas condições, você reduz a emissão de poluentes e, dessa forma, colabora para desacelerar o aquecimento global.