sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Docile entra na roda da turminha do Mickey

Mickey, Minie, Pato Donald, Margarida, Pateta e Pluto podem ganhar sotaque gaúcho no meio de mais uma gostosa brincadeira, agora na companhia do chicle de bola sem açúcar X Clé e dos refrescos Tandy, com vitamina C e redução calórica, da Docile, empresa com sede em Lajeados, no Rio Grande do Sul, que, há 17 anos, não pára de crescer, já se posicionando como a maior fabricante brasileira de pastilhas no segmento candies, tornando a marca Minty tradicional no País e desejada no exterior. Fundada por três irmãos da família Heineck, que está há três gerações no setor, a Docile não tem investido regularmente em publicidade, mas, antes do contrato de licenciamento com os personagens Disney, esbanjou alegria com a apresentadora Angélica e, seguindo os passos de empresas bem geridas e de olho no futuro, pretende aumentar sua verba de marketing e comunicação em 2009, motivo pelo qual está selecionando, neste momento, uma agência de propaganda. Sua receita líquida em 2008 chegou a R$ 55 milhões, com vendas em todo território nacional e exportações para 47 países – entre os compradores dos 122 itens da Docile estão Estados unidos, Canadá, México, Emirados Árabes e África. Para dar conta da demanda, a companhia emprega 442 funcionários, contando com mais 150 colaboradores indiretos.

Nos pontos-de-venda, além de materiais de merchandising atraentes e bem produzidos, a Docile exibe embalagens desenvolvidas pelo estúdio de design Td8, aproveitando períodos que antecedem datas comemorativas e oportunas para também estimular as vendas com ações promocionais em todas as regiões do Brasil. Os consumidores finais costumam ser abordados por promotoras em campanhas de fortalecimento das marcas do seu portfolio, muitas vezes surpreendidos com divertidas ações de degustação, porém, a empresa busca, simultaneamente, marcar presença em outros campos, pois boa parte de seus compradores é, na verdade, revendedores, razão pela qual sua produção mensal chega a 1.200.000 quilos.



Segundo as expectativas de Alexandre Heineck, diretor de vendas, os personagens Disney devem elevar em 7% o faturamento da empresa ao emprestar sua imagem para as linhas de chicle e refrescos em pó, em estratégia direcionada às crianças. O objetivo é repetir êxito semelhante com o público teen, mas, neste caso, quem entra na “balada” é a galera do High Scholl Musical 3, longa da Disney que começou a ser exibido em cinemas brasileiros no fim de outubro passado.