quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

ATP Tour reformula comunicação

A Associação dos Tenistas Profissionais lança campanha para padronizar o marketing em todas as suas etapas, que ocorrem em 31 países, inclusive o BrasilA Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) lança a versão 2009 da campanha global com o slogan "Fell it", ou "Sinta isso", que irá exibir alguns dos principais atletas do esporte no mundo, como Rafael Nadal, Roger Federer, Novak Djukovic, Andy Roddick, Andy Murray e James Blake. A idéia é dividir os valores principais do tênis, exaltando "a batalha de gladiadores de atletas de classe mundial, cheia de intensidade e paixão", segundo diz a entidade.

A ação é flexível e pode ser utilizada em qualquer um dos 63 torneios que a entidade organiza em 31 países. O objetivo é padronizar a comunicação em todos eles.

O posicionamento coloca estrelas como Rafael Nadal como titãs que jogam um tênis como se fossem de outro mundo. "Eu me considero da Terra e é engraçado me ver jogando contra as estrelas do universo", brincou o tenista espanhol, em comunicado.

A ação inclui comerciais, outdoor, banners, ações virais e merchandising. A ATP irá proporcionar também uma nova identidade visual para as etapas e torneios que organiza, uma reforma que inclui também um posicionamento online diferente e promoções globais que visam promover e expandir o alcance do esporte.

Novos nomes
O nome da turnê deixa de ser ATP Tour para se tornar ATP World Tour. Além disso, o Masters Series se torna Masters 1000 e o torneio que reúne os 8 melhores tenistas e as oito melhores duplas do ano ganha o nome de Barclays ATP World Tour Finals, com disputa confirmada para a Arena O2, em Londres. Os outros torneios serão divididos entre Masters 500 e Master 250, sendo que este último inclui o Brasil Open, disputado anualmente na Costa do Sauípe. Os números nos nomes fazem referência à quantidade de pontos que o vencedor conquista. Os torneios Grand Slams, U.S. Open, Roland Garros, Wimbledom e Aberto da Austrália não sofrem mudanças nos nomes.

As alterações ocorrem por sugestão de uma pesquisa independente com mais de 20 mil fãs, realizada nos últimos dois anos.

O diretor de marketing da entidade Phil Anderton disse que 60% das pessoas não entendiam direito com o ATP Tour funcionava. "A estratégia de marketing nos ajudará a estabelecer uma estrutura nova e simplificada que conta melhor a história do nosso tour global. Tratam-se dos melhores jogadores, jogando nos melhores lugares e nos dias exatos", afirmou.