sexta-feira, 7 de novembro de 2008

QUAL O MELHOR MOMENTO PARA BUSCAR UM NOVO EMPREGO


Especialista responde a uma das maiores dúvidas dos profissionais: busque novos desafios ainda empregado.

Quando estamos bem no cargo em que ocupamos numa empresa, é normal não pensarmos em buscar um outro emprego. 
Se assumirmos responsabilidades, ou se ainda temos desafios interessantes à frente, em geral estamos motivados, e realmente esta não é a hora de irmos atrás de novas oportunidades.

No entanto, na grande maioria dos casos, não é isso que acontece. Em alguns momentos, principalmente depois de algum tempo na empresa, o profissional sente a necessidade de buscar novos desafios, seja para ser mais bem remunerado, para assumir novos compromissos ou até mesmo para mudar de área.

"O melhor momento para buscar um novo emprego é ainda empregado", considera Marcelo Abrileri, presidente do site de recolocação profissional Curriculum.com.br. Segundo ele, a empregabilidade do candidato aumenta, ele está com uma boa auto-estima e, por tudo isso, é mais valorizado. "Em alguns casos, a pessoa tem até a chance de escolher entre mais de uma oportunidade de emprego", diz.

Como há muitas oportunidades de trabalho e pouca mão-de-obra qualificada no mercado de trabalho atual, quem é um bom colaborador e se dedica sempre para alcançar os melhores resultados, certamente tem mais chances de ser recolocado.

"Mas cuidado ao solicitar novos desafios dentro da própria empresa em que trabalha, pois, nestes casos, esta busca por uma recolocação pode deixar transparecer a sua insatisfação com o seu emprego atual", alerta Abrileri.

Para o profissional tomar a decisão certa, ele deve primeiro fazer uma reflexão do que quer para sua carreira e de todos os prós e contras que esta mudança pode acarretar e, só então, movimentar-se nesta direção. "Não adianta mudar de emprego só por mudar. Devemos ter objetivos centrados", finaliza o executivo.

Motivos que significam a hora de procurar um novo emprego

Salário baixo
Nem sempre é um fator determinante para mudar de emprego, no início da carreira, os profissionais se preocupam mais com experiência e aprendizado. Mas com o passar do tempo, a remuneração baixa pode pesar, e muito, quando as necessidades do profissional não são satisfeitas. Certamente, é um fator crucial para quem tem casa e filhos para sustentar.

Não gostar do que faz
É comum aceitarmos empregos por necessidade, e não envolvem aquilo que gostamos de fazer. Um consenso entre os especialistas em Recursos Humanos é que se os profissionais não fazem o que gostam, têm pouquíssimas chances de se destacar no mercado de trabalho.

Dificuldade de convívio com os colegas mais próximos 
Nada pior que um ambiente de trabalho competitivo, onde não há ninguém para confiar. A confiança nos colegas de trabalho é primordial para que o trabalho em equipe seja bem elaborado. Além disso, empresas que cultivam a competitividade são tomadas por sentimentos que minam a motivação dos funcionários, como raiva, medo e inveja.

Falta de novos desafios
Problema que prejudica jovens talentosos, que gostam de se superar a cada dia. Para algumas pessoas, desenvolver todo dia a mesma atividade é um sacrifício. Se você tentou conversar com seu chefe sobre o assunto e, mesmo assim, nada mudou, comece mandar currículos.

Apareceu uma chance única
Um profissional não se demite apenas quando as coisas não vão bem. Ele pode se desligar da empresa também quando a carreira vai bem até demais. Isso acontece quando recebem uma proposta única na vida.

Sonho de abrir o negócio próprio
Quem não quer ser seu próprio chefe e ter autonomia para tornar a empresa lucrativa? Se há uma chance de ser dono do seu próprio negócio uma pessoa com esse sonho pode se cansar de ser empregado.

Sentimento de que não é respeitado pelos outros funcionários
Quando um profissional sente que não é respeitado e que suas idéias não são valorizadas, deve procurar imediatamente uma oportunidade melhor. Isso porque a situação causa baixa auto-estima e pode deixar seqüelas para sempre.

Perda de respeito com relação ao chefe
Imagine ter que receber ordens de alguém que você não respeita, seja porque provou não ser um profissional experiente e talentoso ou pela falta de ética. Antes de procurar outro emprego é importante avaliar por que você perdeu o respeito. O motivo deve ter algum fundamento, em qualquer empresa o respeito à hierarquia é primordial e muitas pessoas esquecem esta regra.

Falta de perspectiva

Pode parecer clichê, mas é importante o funcionário acreditar que tem futuro na empresa. Muitas empresas pecam por vender planos de carreira falsos, que dificilmente irão se concretizar. Isso pode ser um motivo enorme de insatisfação.