quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Carro novo: entrada maior e menos crédito fizeram vendas caírem

O mês de outubro apresentou uma queda significativa na venda de carros, em relação a setembro, de 11,58%. A principal causa disso foi o aumento das exigências para a concessão de crédito, que fez com que diminuísse o número de pessoas que dão uma entrada menor na compra do carro, e financiam grande parte do valor.
Segundo o presidente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), Sérgio Reze, foi a queda desse tipo de compra a principal responsável pelo decréscimo nas vendas do décimo mês do ano.
Esses consumidores são aqueles que vendiam o carro que já possuíam, pagavam contas em atraso, e utilizavam uma pequena parte do dinheiro para dar de entrada na compra de um novo veículo.
Falta de crédito
Mas Reze também ressalta que, a vontade de comprar carro das pessoas não diminuiu. "As visitas nas concessionárias continuam em grande volume, quem parou é quem administra o dinheiro", afirmou nesta quarta-feira (05), durante coletiva de imprensa.
Segundo ele, com receio dos efeitos da crise financeira, os bancos começaram a fazer mais exigências para o financiamento de carros, o que influenciou nos resultados do setor. Porém, ele mesmo afirma que, apesar dos últimos acontecimentos econômicos, o nível de inadimplência no País continua o mesmo.
Apesar da queda, o resultado do décimo mês deste ano, com 181.327 carros vendidos, foi o segundo melhor entre os meses de outubro, perdendo somente para o mesmo período de 2007, quando foram registradas 194.771 vendas.