sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Marketing ajuda o Brasil a se firmar como sede de eventos internacionais

Marketing ajuda o Brasil a se firmar como sede de eventos internacionais

O Marketing está ajudando o Brasil a ser referência mundial em eventos e a Embratur inicia uma série de ações de comunicação digital para, cada vez mais, atrair turistas estrangeiros para o país. Programa de relacionamento, sites, displays on-line e ações mobile em aeroportos - esta ainda em fase de planejamento - formam o leque de ferramentas do Brasil que, visto o resultado até o momento, já dão uma prévia do que a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 podem gerar de receita para o país.

Entre 2007 e 2008, turistas estrangeiros movimentaram US$ 14,92 milhões no Rio de Janeiro, com gasto médio de U$ 395,35 por dia, números que assustam se comparado aos US$ 285,10 da média nacional. Além disso, a cidade maravilhosa está no roteiro de 90% dos estrangeiros que visitaram o país e que pretendem voltar. Estes são apenas alguns dados apresentados pela Pesquisa de Impacto Econômico dos Eventos Internacionais no Brasil 2007/2008, feita pela FGV a pedido da Embratur em 10 eventos realizados no Rio de Janeiro.

A internet tem grande importância na estratégia da Embratur através do crescimento das redes sociais como fonte de informação confiável para muitos internautas. Apesar do sucesso destes novos canais, a Embratur acredita no impacto positivo gerado por uma estratégia de comunicação integrada que envolve desde os sites de relacionamentos até um programa de CRM.

Para entender a importância do Rio de Janeiro no cenário brasileiro de eventos internacionais, basta saber que a cidade sediou 45 encontros estrangeiros em 2008. Este número ajudou o Brasil a sair dos 22 eventos internacionais realizados em 2003 para os atuais 254 eventos estrangeiros já realizados em 2009 sob os critérios da ICCA (International Congress and Convention Association).

RJ se destaca entre as cidades brasileiras
A pesquisa apresentada pela Embratur mostra a vontade da grande maioria dos turistas estrangeiros em voltar ao país depois de participar de um evento internacional. A permanência média destes consumidores é de seis noites no Brasil e o estudo mostra que 58% dos estrangeiros são influenciados a participar de um evento de acordo com o país-sede.

No Rio de Janeiro, 21% dos turistas de outros países vêm para eventos internacionais antes da data prevista para conhecer a cidade, enquanto 18% estendem sua permanência após o evento. “A entrada e saída destes turistas no Brasil deve ser encarada como um produto”, aponta Jeanini Pires, presidente da Embratur, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Segundo a pesquisa, a imagem do Brasil e da cidade carioca melhorou após a realização dos eventos, de 44% para 51%. “Estamos em uma prateleira diferente porque temos tudo o que os outros países têm, mas com condições diferenciadas. Estamos passando por um momento único com força de imagem e nos tornando vitrine para o mundo até 2016”, acredita Marcia Lins, Secretária Estadual de Turismo, Esporte e lazer do Estado do Rio de Janeiro.

Foco em comunicação digital
A Embratur já iniciou uma ofensiva digital para disseminar conteúdos sobre o país no exterior através de diversos projetos de comunicação digital. “Destinamos 30% da verba de mídia para ações on-line. Criamos dois sites de informações e dicas para os turistas, displays on-line, presença nas principais redes sociais e estamos planejando uma ação mobile em aeroportos. Além disso, oferecemos um programa de CRM que já dura dois anos”, explica o consultor de Marketing da Embratur, Jaderson Alencar, ao site.

O programa de CRM da Embratur possui em sua base mais de 300 mil nomes entre pessoas jurídicas e físicas. A ferramenta permite à entidade realizar pesquisas on e off-line, base de dados segmentada de acordo com a busca do turista por praias, eventos, cultura. “Assim podemos entregar o que o consumidor ou o operador de viagens quer saber em relação ao Brasil”, ressalta Alencar.

A Embratur realizou pesquisas em diversas redes de relacionamento para saber a impressão dos turistas estrangeiros com relação ao Brasil e o que se viu foram diversas opiniões diferentes. Em países como França e Itália, o Brasil é visto como um lugar onde eles gostariam de morar, enquanto os alemães têm grandes conhecimentos sobre o Brasil e acham que alguns ritmos caribenhos pertencem ao país. “Os países latinos conhecem muito bem os destinos brasileiros, têm certa intimidade com o país e enxergam bem a economia. Nos Estados Unidos e no Reino Unido, o Brasil está na moda”, diz Alencar.

Brasil mostra a sua cara
O crescimento do mercado de eventos internacionais no Brasil deixou de ser sazonal, de acordo com Glória de Brito Pereira, diretora de Marketing da Riotur. “Este mercado no Brasil mudou e o resultado é bom para o país iniciar um trabalho integrado visando gerar mais receita, aproveitando que a imagem do país e da cidade (do Rio de Janeiro) melhorou e cresceu muito”, afirma.

Desta forma, a Embratur pretende propagar a diversidade, a modernidade e os destinos brasileiros da forma como estes turistas querem ouvir. “A intenção é melhorar a formação da ‘marca’ deste país. Esperamos que, em curto prazo, as ações gerem demanda e que estes estrangeiros multipliquem as informações obtidas. À médio e longo prazo o objetivo é formar a imagem adequada do Brasil que buscamos com este posicionamento”, aponta o consultor de Marketing da Embratur.

Segundo Jeanini Pires, o consumo do turismo é - muitas vezes - baseado em experiências de outras pessoas e por isso é necessário personalizar estas experiências. “Temos que ter informações que possibilitem customizar ações, usar redes sociais como pilares, links patrocinados e criar novos canais, mas todos integrados com os canais de venda”, completa a presidente da Embratur.

Perfil do turista estrangeiro no Brasil

:: Países com maior número de participantes de eventos no Rio de Janeiro: EUA (14,96%); Alemanha (6,41%); Argentina (5,74%); Japão (5,36%); França (4,13%); Inglaterra (4,12%); Austrália (3,24%); Chile (3,17%); México (2,99%) e Canadá (2,97%)

:: 66,8% visitaram o Brasil pela primeira vez

:: 72,6% visitaram pela primeira vez a cidade sede do evento

:: O meio de hospedagem mais utilizado foi hotel (94,4%)

:: Os turistas permaneceram, em média, seis noites no País

:: 5,5% têm entre 25 e 34 anos; 29,8%, entre 35 e 44 anos; e 27,7% entre 45 e 54 anos. :: 95,6% têm curso superior, mestrado, doutorado ou especialização

:: 9,2% declararam possuir renda entre US$ 1 mil e US$ 2 mil; 13,1% entre US$ 2 mil e US$ 3 mil; 64,5% recebem entre US$ 3.001 e acima de US$ 10.