quarta-feira, 27 de maio de 2009

Pizza Hut reformula comunicação

A Internacional Restaurantes do Brasil (IRB) completa uma década na gestão da Pizza Hut na Grande São Paulo e já renovou a parceria para mais dez anos. A rede possui 14 restaurantes na região metropolitana que fortalecem o conceito de Casual Dinning, explorado pela marca desde 1999 e que tem apresentado lucros.

Há dois anos, a Pizza Hut começou a trabalhar o marketing de maneira diferenciada, separando o atendimento dos três canais em que atua - delivery, restaurante e praça de alimentação - por entender que o cliente tem necessidades específicas em cada um deles. "O consumidor que utiliza o delivery, por exemplo, está em busca de conveniência; já o que vai ao restaurante quer diversão, está fazendo um programa; e o cliente de praça de alimentação requer conveniência e diversão", detalha Reynaldo Zani, diretor geral da IRB.


A estratégia de separação dos canais permite uma linha de comunicação e promoções específicas, aproximando os produtos do público. Essa nova forma de ação resultou em um investimento acumulado de 37%, além do aumento de frequentadores nas lojas da rede: restaurantes (20%), delivery (22%) e praça de alimentação (21%).

Outra novidade que tem dado certo são os cardápios diferenciados no almoço e no jantar: "Ninguém oferece isso no mercado", conta Zani. As promoções nessas refeições, como o Almoço na Medida, fizeram a empresa registrar um crescimento de 30% no horário.
Além disso, o Cartão Clube Pizza Hut é uma das principais apostas da marca para entender melhor o perfil dos clientes na Grande São Paulo. A expectativa da empresa é atingir 45 mil associados até o fim do ano e, para isso, investirá R$ 1,5 milhão no projeto, que terá estrutura operacional própria e uma nova estratégia de comunicação: "A ideia é que se torne um negócio dentro da marca", explica Zani.

O diretor também revelou que, neste ano, 5% do faturamento da marca será investido em marketing, o que corresponde aproximadamente a R$ 3 milhões, valor referente ao mercado de São Paulo.