quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Panasonic demitirá 15 mil e fechará 27 fábricas

A fabricante de eletroeletrônicos Panasonic anunciou nesta quarta-feira, 4, um corte de 15 mil funcionários e o encerramento das atividades de 27 de suas fábricas, em todo o mundo. A notícia foi divulgada pela própria sede do grupo, no Japão, e repercutida pelas principais agências internacionais e veículos de imprensa do Brasil.

Abalada com os efeitos da crise mundial, a corporação japonesa tomou a medida na tentativa de equilibrar as finanças e tentar recuperar os maus resultados dos últimos meses.

Junto com os cortes - que devem ser realizados até o mês de março de 2010 - a companhia também anuncia uma previsão de prejuízo de US$ 4,244 bilhões referente ao exercício de 2008, índice que deve ser oficialmente confirmado no próximo mês de março, quando a fabricante japonesa encerrará seu ano fiscal.

Os funcionários demitidos representarão cerca de 5% da força de trabalho da Panasonic em todo o mundo. Do total das 27 fábricas que serão fechadas, 13 estão localizadas no Japão. A companhia não divulgou ainda a localização das 14 unidades restantes que serão desativadas.

Ainda não houve nenhuma informação a respeito do possível impacto dessas medidas nas operações brasileiras da Panasonic. No País, a conta publicitária da companhia vem sendo atendida pela agência Fischer America.