sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Tilibra evoca de Gandhi a Cleópatra

Campanha criada pela Talent recebe 80% da verba de marketing da empresa. Site educativo e viral com Gandhi, Cleópatra, Napoleão, Tiradentes e Einstein são os diferenciais da comunicação...

A Talent assina a maior campanha já criada para a Tilibra desde a chegada da conta à sua carteira. Com ampla presença em mídia, a comunicação representa 80% dos investimentos da marca para o ano, num total de R$ 2,2 milhões investidos. Tamanho esforço se deve à alta sazonalidade do mercado, que tem no período de volta às aulas seu pico de vendas. O plano de mídia contempla cinco filmes para TV aberta e fechada, um filme viral de dois minutos para internet, mídia impressa e desdobramentos em banners para internet. 


Para atingir o público consumidor, formado por adolescentes e jovens, a campanha tem como personagens principais grandes nomes da história, como Gandhi, Albert Einstein, Cleópatra, Napoleão Bonaparte e Tiradentes. A proposta é apresentar os cadernos Tilibra como o espaço onde a matéria aprendida na escola quer estar, daí o apelo junto aos jovens estudantes. 

Essa idéia fica bem clara no filme com a animação de Gandhi, em que o personagem - que como os demais protagonistas aparece numa animação em caneta sobre folhas de um caderno - diz: "Não fiz greve de fome para entrar num caderno que não seja Tilibra". Na seqüência, ele passa a desejar o pote de mel que aparece num caderno. 

Na rede
O ponto alto da comunicação é um filme viral em que os cinco personagens históricos aparecem numa mesa redonda - e trocando farpas sobre seus pontos fracos. Tiradentes se irrita quando fala-se de enforcamento, e Napoleão se sente ultrajado ao ser comparado a um louco.

Paralelamente a esse vídeo, o 
site da Tilibra foi reformulado e a empresa apostou num projeto com apelo cultural em tempos de mudanças nas regras ortográficas. A empresa viabilizou a criação do site Língua Viva, criado pela Talent e desenvolvido em parceria com a Garage, onde a língua portuguesa, suas origens e curiosidades são esmiuçadas de maneira divertida e com linguagem ágil e moderna, voltada ao público jovem que a marca quer atingir.

Com o site educativo e a adoção de figuras históricas em sua campanha, a empresa reforça a proposta de posicionar-se como aliada à educação dos jovens brasileiros, e não só fornecedora de materiais escolares. 

A criação da campanha é de Mauricio Meirelles, Danilo Siqueira e João Livi, que assina a direção de criação. O site da marca tem criação de Daniel Motta, Lais Kantor e Pedro Bullos, também com direção de Livi. Thiago Elias, Bruno Leal e Ana Dolabela, sob a batuta de Miguel Genovese, compõem a criação da Garage, que também cuidou do projeto Língua Viva. 

Assista o viral "Debate", abaixo.