quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Propaganda de remédios com regras mais rígidas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária deve anunciar nesta quarta-feira, 17, a aprovação de resolução proposta a partir de consulta pública
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve anunciar nesta quarta-feira, 17, a aprovação de resolução rígida a respeito da propaganda de medicamentos. As regras entram em vigor em seis meses. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com a reportagem, a resolução estabelece restrições à distribuição de amostras grátis (que deverão valer por um tratamento inteiro e não cumprir apenas uma parte do período prescrito pelo médico) e mensagens que descrevem os efeitos adversos de cada substância. 

Essas advertências (cerca de 40) devem estar presentes em todas as peças publicitárias de medicamentos. Se houver a participação de um médico, esportista ou artista como garoto-propaganda, ele deverá narrar os efeitos adversos. Além disso, estão vetadas anúncios de remédios em programas destinados ao público infantil.

A resolução foi elaborada a partir de uma proposta que esteve em consulta pública em 2005.