terça-feira, 16 de dezembro de 2008

MÍDIA

PC World migra para o digitalVersão impressa da revista especializada deixará de circular e assinaturas para online terão preços reduzidos
Tida como questão de tempo por muitos, a migração dos veículos impressos exclusivamente para o ambiente online passa a ser verdadeira a partir de janeiro para a revista especializada em tecnologia PC World, editada pelo Now! Digital Business, grupo nacional de mídia nacional e parceiro exclusivo do International Data Group para a publicação de seus títulos e reprodução do conteúdo internacional no Brasil. A idéia é converter, até o final de 2009, cerca de 10% dos visitantes do site da revista em assinantes da publicação online e restrita.  

Com base em uma avaliação do comportamento dos leitores, a publicação está sendo reestruturada para comportar a dinâmica do digital e perseguir a audiência. "Enquanto as assinaturas se mantiveram estáveis, o site da PC World registrou crescimento de 120% em sua receita online no último ano alcançando a marca de 420 mil leitores únicos por mês", conta Silvia Bassi, presidente e publisher do Now! Digital Business. O tempo de navegação também vem crescendo tendo aumentado 55% no último ano passando de 2 minutos e 40 segundos para pouco mais de quatro minutos.

De acordo com a executiva, no novo formato digital, as informações serão distribuídas em cápsulas, o que deixará o conteúdo passível de acessos mais utilitários e interativos. "Estamos trabalhando para tornar a leitura bastante completa e informativa, sendo que, entre outros, ressaltaremos links que remeterão a conteúdos complementares às informações procuradas pelo leitor", comenta Silvia. Outro ponto que chama a atenção para a venda de assinaturas é o arquivo digitalizado de todas as edições da revista desde 2006. "Pesquisas têm mostrado que as pessoas estão mais dispostas a pagar por publicações na rede desde que lhes tragam diferenciais e relevância", completa. 

A redução de cerca de 60% no valor das assinaturas deverá ser compensada com o aumento da receita publicitária. Para tanto, novos formatos estão sendo pensados para dar ao anunciante uma análise minuciosa de audiência e oferecer possibilidade de resultados ainda mais instantâneos e comprovados pelas métricas. "Agora poderemos explorar mais o potencial da rede com novos produtos publicitários. Estamos indo ao mercado e pensando modelos que nos façam ir além do convencional", diz Silvia. 

Apesar do processo de digitalização, a equipe permanecerá a mesma com possibilidade ainda de futuras contratações.