terça-feira, 18 de novembro de 2008

Mobile Advertising + Mobile Marketing: Mobile game da Puma para F1

Não foi só a Petrobras que aproveitou a Fórmula 1 para realizar ações de mobile marketing. A Puma aproveitou o GP de Shanghai, na China, para lançar uma campanha que contava com mobile site, mobile game e diversas iniciativas de mobile advertising. 



O foco da campanha era um mobile game chamado “F-Wan”. O jogo de corrida customizado podia ser baixado no mobile site da marca. Para tornar o jogo mais atraente, a Puma distribuiu prêmios para os jogadores.  Os jogadores podiam enviar os resultados de suas corridas via SMS e em troca receber pontos. Outra maneira de somar pontos era indicar o game para um amigo. Toda semana, os três participantes com as maiores pontuações ganhavam prêmios da Puma, como bonés e tênis, todos vinculados à F1. Os participantes ainda podiam ganhar wallpapers e temas da Puma.




Para conquistar muitos downloads do F-Wan e/ou gerar tráfego para o mobile site, a Puma elaborou um plano de mobile advertising robusto.  Banners e links foram impressos nos três principais postais móveis chineses (off-deck): QQ, 3g.cn e Kong.net . WAP pushes foram enviados para a base opt-in da PUMA. Outra alternativa que os usuários tinham para conseguir chegar até o mobile site era enviar a palavra-chave “PUMA F Wan” para um determinado shortcode e receber como resposta o link para o mobile site.  Além desses formatos já conhecidos, um que me chamou a atenção foi o “SMS mobile search”. Para não correr o risco de não ser fiel à tradução segue a explicação do modelo, dada pelo site MobiAD: “mobile users who search for any sport related information are sent an SMS which includes a direct link to the PUMA mobile Internet site”.  Não sei onde era feita essa busca, se em um portal off-deck ou no próprio deck de alguma operadora. Também não consigo emitir uma opinião sobre esse formato. Para tanto precisaria entender “um pouco” mais sobre o mercado chinês e o comportamento do usuário por lá. 
 O que vocês acham desse tipo de iniciativa analisando o ponto-de-vista do usuário? Relevante ou invasiva? 

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