sexta-feira, 27 de março de 2009

Hair Brasil 2009 movimenta o setor

O mercado de beleza será celebrado este mês, assim como nos oito anos anteriores em que foi realizada a feira Hair Brasil. A edição 2009 promete bater recordes de público em um espaço amplo e um volume de marcas expositoras 20% maior que no ano passado.

A Hair Brasil 2009 acontece entre 28 e 31 de março em São Paulo e lá estarão marcas como L’Oréal, Taiff, Wella, Embelleze, entre outras, apresentando e lançando produtos voltados para profissionais do setor. Nesta edição são aguardados cerca de 75 mil participantes de diversos estados e países entre profissionais de salões de beleza, clínicas de estética e spas.

O evento é uma grande oportunidade para empresas que pretendem atingir o público-alvo de forma direta. A L’Oréal, por exemplo, lança produtos regularmente na Hair Brasil. A empresa guarda seus principais lançamentos do primeiro semestre para serem lançados durante a feira. Definitivamente lugar de profissional de beleza este mês é na área de 65 mil m² dos Pavilhões do Expo Center Norte, em São Paulo.

 Raio X da feira
A versão 2009 da feira de bens e serviços voltados para o mercado de beleza apresenta novidades como a modernização do Complexo de Exposições Expo Center Norte, que oferece nova infra-estrutura. Além disso, novas parcerias foram feitas para oferecer atrações pertinentes para o público presente. A parceria com a Universidade Anhembi Morumbi resultará no 1º Seminário de Podologia dentro da feira. Já o SEBRAE realizará o 2º Seminário para Micro e Pequenos Empreendedores do Setor de Beleza. A outra novidade é o canal por assinatura TV Hair Beauty, que mostrará a programação do evento e fará a cobertura em tempo real.

Ao todo serão mais de 60 eventos internos e simultâneos como workshop, seminário, shows, lançamentos de produtos, congressos e palestras com profissionais brasileiros e estrangeiros. “Esta é a mais importante feira do segmento profissional de beleza, cabelos e estética da América Latina. São mais de 600 marcas nacionais e internacionais que aproveitam para fazer seus lançamentos mais importantes do ano”, diz Jeferson Santos (foto), Diretor Geral da Hair Brasil 2009.

A importância deste evento é tanta que faz com que o calendário de lançamentos da L’Oréal nos primeiros meses do ano seja resumido na data do evento. “Para a L’Oréal, estar na maior feira da América Latina e do Brasil é algo muito importante porque guardamos os principais lançamentos do primeiro semestre para a feira. É um momento grandioso para apresentar produtos e manter o relacionamento com os cabeleireiros”, destaca Kellen Julio, relações públicas da divisão de produtos profissionais da L’Oréal em entrevista ao Mundo do Marketing.

 Evento que é uma beleza
Há 20 anos investindo em eventos como ferramenta de marketing, a Taiff – empresa do segmento de chapas de cabelo e assessórios para secador, máquina de cortes e modeladores - acredita na valorização do relacionamento entre a empresa e o mercado. “O melhor momento para mostrar novas tecnologias e produtos é em um evento como esse, que une empresas que atendem o profissional de beleza e não o consumidor final”, afirma César Tsukuda, Diretor da Taiff.

De acordo com Tsukuda, o mercado de cabeleireiro é um pouco informal e isto traz um boa oportunidade para estabelecer o B2B. “Fazemos contato com representantes de lojas especializadas em produtos, profissionais e distribuidores que atendem basicamente salões de beleza”, explica o executivo ao site.

Em quatro dias de evento as empresas conseguem fazer contatos que podem render bons negócios, já que há um interesse por parte de todas as marcas expositoras no Hair Brasil 2009. “A grande vantagem é a oportunidade de fazer um contato pessoal com profissionais de todo o Brasil e de outros países da América latina. A feira é uma grande vitrine para todo o mercado profissional, multiplicando informações e oportunidades”, acredita o diretor geral da Hair Brasil 2009.

Outras ferramentas
Além da feira, as marcas expositoras alinham suas estratégias de Marketing para que o consumidor seja impactado mesmo que não esteja presente no evento. A Taiff desenvolve ações paralelas ao Hair Brasil 2009 ao distribuir produtos para formadores de opinião – cabeleireiros - e técnicos de indústrias de cosméticos. Além disso, a empresa divulga em revistas voltadas para o setor. “Já existe um trabalho forte e constante nos pontos-de-venda. Todos os lançamentos feitos pela marca acionam a equipe de merchandising, que usam os materiais criados especialmente para o PDV”, aponta o diretor da Taiff.

A L’Oréal está presente em outros eventos do setor, mas segundo Kellen Julio, nenhum deles possui o tamanho e a importância do Hair Brasil. Mas esta não é a única estratégia da marca para lançar os produtos da linha L’Oréal Professionnel. “Em cada lançamento tentamos mostrar a tecnologia e a expertise da marca francesa aos profissionais. Pensamos em como fazer o cabeleireiro entrar no universo da marca”, diz Kellen ao site.

Para a oitava edição da feira, a L’Oréal não terá um estande, e sim um Village L’Oréal com 460m², espaço para cada uma das marcas expostas. “Além de englobar todas as marcas neste espaço, a L’oréal Professionnel esta fazendo 100 anos e em homenagem a isso trouxemos um cabeleireiro internacional que fará uma apresentação e dará uma aula sobre coloração ao público presente”, adianta a executiva.