quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Enquanto o consumidor se diverte, as principais marcas trabalham mais do que nunca para vender mais e conquistar novos clientes

A festa mais esperada pelos foliões chegou: o carnaval. Para muitos, o ano só começa realmente depois da quarta-feira de cinzas, mas, para muitos profissionais de marketing a data demanda um trabalho de meses antes para conquistar os foliões. Para as principais marcas, o carnaval é a segunda oportunidade do ano para promover seus produtos, depois do verão.

Os camarotes no carnaval estão aí para comprovar que este é o melhor momento para divulgação das marcas. E carnaval sempre lembra cerveja. Ano após ano, o empreendimento movimenta milhões nesta época. O Camarote da Brahma, no sambódromo do Rio de Janeiro, este ano abre suas portas com diversas novidades. O espaço foi reformado e disponibiliza serviço de táxi gratuito para todos os convidados. 

Com a reforma, os tradicionais janelões que acompanham a arquitetura do Sambódromo carioca dobram a capacidade de pessoas que poderão assistir aos desfiles no espaço. O camarote contará também com uma Agência de Notícias on-line própria. A criação e operação estão a cargo do Núcleo de Comunicação Integrada da In Press Porter Novelli, agência responsável também pela assessoria de imprensa das marcas Ambev e do Camarote da Brahma. 

Festas pelo Brasil
Já no sambódromo do Anhembi, em São Paulo, o Camarote Bar Brahma também surpreende. Dividido em várias alas, o espaço relembra os pontos mais conhecidos da cidade e baseia-se em um conceito: “I Love SP”. Caracterizado pela empresa Criacittá, o camarote terá 2.500 metros quadrados e será uma releitura dos anos 80. O Camarote Bar Brahma conta com uma estrutura que começa desde o receptivo até o café da manhã.

Também no Rio, o camarote da Nova Schin vem ganhando espaço. A marca investiu cerca de R$ 50 milhões – valor superior a muitos orçamentos anuais de outras empresas - em ações de Marketing com campanha publicitária, patrocínio do Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, da transmissão dos desfiles pela TV Globo, carnaval de Salvador e de blocos e camarotes em Salvador e Pernambuco. 

Em Salvador, além dos blocos tradicionais, os camarotes também fazem sucesso. O Expresso 222 é um bom exemplo. O camarote está orçado em R$ 3 milhões e os patrocinadores – Bradesco, Coca-Cola, Gilette, Vivo, Telefônica, entre outros - cobrem quase tudo. 

Todos querem vender mais
Há ainda as marcas de cigarros que aproveitam a data para vender mais, como a Souza Cruz. Os cigarros Derby lançaram uma edição limitada para o carnaval. Serão 12 embalagens comemorativas em três versões cada, com imagens alusivas a festa de Momo. 

Apostando na essência “Orgulho de ser Brasileiro”, a marca, junto com a Agência G2, fez uma pesquisa para entender com profundidade o carnaval nacional e percebeu que independentemente do ritmo – axé, samba ou frevo - o brasileiro gosta mesmo é de samba no pé. “A idéia é trazer a diversidade para os packs, mostrando os diferentes carnavais que simbolizam o Brasil como um todo, através dos instrumentos”, afirma João Almeida, Gerente da marca Derby em entrevista para o Mundo do Marketing.

Para esta promoção serão quase 250 mil pontos-de-venda em todo o Brasil vendendo o produto. É a primeira vez que há uma divulgação tão grande de uma edição limitada para o carnaval. Haverá também outras ações, como por exemplo, no sambódromo carioca, onde os foliões ganharão um boné com as cores do carnaval.

Destaques na avenida
A seguir, o Mundo do Marketing fez um resumo do que as marcas estão promovendo neste carnaval. As ações de marketing vão além dos camarotes e das empresas de bebidas, incluindo blocos, embalagens especiais de produtos e marcas no segmento de beleza e até tinta.

:: Pelo segundo ano consecutivo, o Itaú é o principal patrocinador da festa em Salvador. Estará presente na ambientação da cidade e no apoio dos tradicionais trios elétricos do Ilê Aiyê, Timbalada, Araketu e no Bloco da Barra com Cláudia Leite. 

:: O whiskey Jack Daniel’s desenvolveu um kit composto por uma garrafa Jack Daniel’s Old n° 7 e um baralho personalizado da marca. O pack poderá ser encontrado nos principais hipermercados do país. 

:: As marcas Adams, Bauducco,  BiothermVivo e Lancômefazem parceria com o Espaço Nova Schin no sambódromo do Rio. A Lancôme aproveita a oportunidade para lançar a máscara para cílios Ôscillation, inspirada em uma tecnologia desenvolvida pela Nasa. 

:: O whiskey Johnnie Walker Red Label também conta com um kit. Na compra de uma garrafa e mais R$ 5,00 o consumidor leva para casa um squezze exclusivo. 

:: A Goóc, marca de calçados reciclados de pneu, fez parceria com a banda Asa de Águia. Os foliões do circuito Barra Ondina que acompanharem os blocos “Me Ama” e “Coco Bambu” receberão sandálias Goóc, bandanas, camisetas, chinelos, pulseiras e outros brindes com a marca. 

:: A Happy Town, empresa especializada em bichinhos de pelúcia personalizados, lançou o “abadá” Unidos da Happy Town. Cada conjunto vem com duas fantasias masculinas ou femininas, mais o abadá. 

:: Os isqueiros BIC contam com uma edição especial limitada exclusiva para o Recife. Criada pela Regional Promo, conta com imagens representando o frevo, o maracatu, os bonecos gigantes e os papangus – foliões mascarados. 

:: A Nova Schin desenvolveu três latas temáticas exclusivas para a festa este ano. Uma para a Bahia, outra para Pernambuco e a terceira para o Rio de Janeiro e o restante do Brasil. 

:: O sorvete Magnum, da Kibon, será um dos patrocinadores do baile de carnaval da revista Vogue. Os convidados poderão provar sobremesas exclusivas preparadas pelo chef Emmanuel Bassoleil. 

:: A Skyy Vodka, da Campari do Brasil, estará no camarote da Oceania Club, em Salvador, e será a bebida oficial do espaço. 

:: A rede de culinária carioca Parmê produziu 100 mil toalhas temáticas de carnaval. As peças reproduzem a folia no Sambódromo e trazem informações interessantes sobre a festa, além do serviço das lojas e de delivery. 

:: O portal iG vai transmitir em vídeo, ao vivo, o carnaval de Salvador, com cobertura exclusiva do camarote Contigo! Daniela Mercury e do trio de Ivete Sangalo. O iG traz também notícias, fotos e vídeos da festa no Rio de Janeiro, São Paulo e outras cidades. 

:: O Terra também cobre o carnaval. Pelo quinto ano consecutivo a transmissão ao vivo, simultaneamente, em dois canais exclusivos de vídeos do Terra TV. 

:: O Praia Café de la Musique, em São Paulo, promove no dia 23, o Sunset Vivo BlackBerry, programação especial para a data. Os convidados também poderam conhecer e degustar o BlackBerry Bold, além dos serviços oferecidos pela Vivo. 

:: O Guaraná Antactica vai levar um integrante do Big Brother Brasil para curtir o carnaval de Salvador ao lado da cantora Cláudia Leite. O participante poderá participar direto do Trio Guaraná Antarctica. 

:: A Rádio Transamérica vai levar um ouvinte com acompanhante para o carnaval de Salvador. Para participar basta responder a pergunta “Qual a sua receita para agüentar os seis dias de festa e porque ela vai funcionar” e se inscrever no site www.transanet.com.br . 

:: A Cadbury, dona das marcas TridentHallsChiclets eBubbaloo, investiu cerca de R$ 500 mil em ações promocionais em dois roteiros carnavalescos do Brasil: Olinda e Salvador. O intuito é de estreitar relacionamento com os clientes da região Nordeste. 

:: No Carioca Shopping, no Rio de Janeiro, os clientes que juntarem R$ 70 em notas de compras feitas no shopping mais um pequeno valor levará uma camiseta personalizada nas cores da escola de samba de preferência. A promoção é válida até o dia 21 próximo. 

:: A cerveja Sol patrocinará diversos eventos durante a folia. Camarotes, blocos, trios e ensaios de escolas de samba fazem parte do pacote. Os camarotes Othon e Expresso 222 em Salvador e a escola de samba Salgueiro, no Rio de Janeiro, são alguns dos patrocinados. 

:: O público do camarote Bar Brahma, no Anhembi, poderá conferir os produtos das marcas BertinVigor,LecoDanúbio Faixa Azul. O Rei do Mate também estará presente no Camarote Bar Brahma, oferecendo cafés, diversas opções de mate batidos com fruta e açaí, pão de queijo, açaí na tigela e salgados diversos.  

:: A Aktuell criou uma forma diferente de promover a Ford no carnaval de Salvador este ano. Serão distribuídas mais de 6 mil guitarras infláveis para o grupo que acompanhar os trios elétricos Camaleão e Nana Banana. 

:: A B2 Experience Makers, agência de Marketing promocional e de experiências do Grupo B2, realizada diversas ações para várias marcas, entre elas as do carnaval  de Salvador com a exposição das marcas SkolBombril Bauducco. No camarote da Skol, os convidados poderão enviar fotos por e-mail e mensagens de celular. Já a Bombril optaram por uma exposição dentro do camarote Expresso 222.

:: Absolut Vodka e o whisky escocês Ballantine’s serão as bebidas oficiais do camarote Bar Brahma. Os convidados poderão degustar durante todas as noites de folia doses e drinques especialmente desenvolvidos para a ocasião. 

:: A rede de academias de ginástica Runner está com uma parceria com o Camarote Bar Brahma no carnaval de São Paulo. Seus associados terão 10% de desconto na compra de convites para os dias 20, 21 e 27 de fevereiro. 

:: A Coral Tintas, em parceria com o camarote Bar Brahma de São Paulo, distribuirá oito mil bandanas aos foliões que passarem pelo camarote. 

:: A Roxos e Doentes, rede de loja especializada em artigos de futebol, lança o concurso cultural “Roxos por futebol e Doentes por carnaval”, que premiará diversos torcedores para assistir ao carnaval paulistano no Camarote. 

:: A L’Óreal Paris montará a sua Maison de Beauté no Camarote da Brahma no Rio de Janeiro. Comandada por Cauby Costa, uma equipe de quatro maquiadores estará a postos para atender os convidados durante os dois dias de desfile utilizando produtos da marca. 

:: Sony Ericsson e a Claro são patrocinadoras oficiais de cinco blocos do carnaval de Salvador. Os promotores realizarão brincadeiras e distribuirão brindes aos integrantes dos blocos. São eles: "Camaleão", "Eva", "Nana Banana", "Voa Voa" e "Nu outro".

:: A Ticket marcará presença no camarote exclusivo da escola de samba carioca Unidos de Vila Isabel. Divididos entre os dias 22, 23 e 28, a empresa receberá clientes de todo o Brasil para acompanhar os desfiles na Sapucaí e ainda distribuirá 30 fantasias, de diferentes alas da escola, entre os clientes do Rio de Janeiro.

:: A STI, divisão de informática do Grupo Semp Toshiba, participará do Camarote da Brahma, no Rio. A STI fornecerá todos os computadores do evento e terá um promotor para demonstrar a sua linha de PCs e notebooks.

:: A SulAmérica Seguros e Previdência irá patrocinar a escola de samba do Rio de Janeiro Caprichos de Pilares. A ação comemora o primeiro ano do projeto de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte alternativo no Rio de Janeiro. O enredo da escola contará toda a trajetória do meio de transporte.