quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Muito mais que garrafas

Marcas de bebida pretendem potencializar vendas no período das festas de final de ano oferecendo produtos diferenciados ao mercadoAs empresas de bebida alcoólica estão produzindo diversas ações para as festas de final de ano, época responsável por fatias significativas do faturamento anual de companhias como Pernod Ricard, Diageo e o Grupo Louis Vuitton Moët Hennessy.

Na multinacional francesa Pernod Ricard a estimativa é que as vendas relativas a esse período representem cerca de 15% do faturamento anual. Para Victor Jerez, diretor de operações comerciais da empresa no Brasil, o mercado brasileiro tem vivenciado um crescimento significativo no segmento de luxo. "Por sermos a empresa líder mundial na categoria de produtos super Premium, temos muito para oferecer aos consumidores", diz. A Pernod traz para as celebrações de final de ano o champagne Perrier Jouët Grand Brut (que virá em uma caixa personalizada com taças decoradas) e Perrier Jouët Belle Époque, edição limitada que o Brasil será o único país da América Latina a receber.

Em relação a uísques, a companhia tem uma nova versão do bourbon Jim Beam e presenteará os consumidores com um balde de gelo portátil personalizado pela marca, enquanto Chivas, outra marca distribuída pela empresa, lança em quantidade bastante limitada (apenas um lote de 25 caixas foi trazido para o Brasil) o Chivas Regal 25 Year Old.

O foco da Diageo também está em safras exclusivas e embalagens especiais para os produtos Premium. Neste fim de ano, Blue Label, linha de uísques da Johnnie Walker, conta com uma caixa feita em madeira pintada de azul para sua edição de Natal, a Blue Box, disponível em um estande inaugurado recentemente no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, onde também serão vendidos Johnnie Walker Blue Label Baccarat, em uma garrafa de cristal ao custo de R$ 15 mil, e Johnnie Walker Blue Label King George V Edition, que reúne maltes da década de 1930 de destilarias que não existem mais.  Sergio Giorgetti, gerente do segmento reserve da Diageo, afirma que a meta era testar novas formas de chegar até o consumidor e proporcionar uma experiência com relação à marca.

No Grupo Louis Vuitton Moët Hennessy, 60% do faturamento acontece no período de outubro a dezembro, conforme afirma Karina Guarita, gerente de comunicação da Moët Hennessy. Para Natal e Reveillon, a companhia também foca no lançamento de produtos, packs e embalagens especiais. ?Nossa meta permanece sendo a criatividade e a excelência nos materiais, sempre procurando surpreender?, diz. Os destaques são o lançamento da edição superexclusiva (apenas 30 garrafas virão para o Brasil) de Dom Pérignon Oenothèque, safra de 1995, e a edição especial do champagne Rosé de Moët & Chandon, o Coffret Moët Rosé Indulgence, que consiste em uma garrafa de três litros em uma caixa feita a mão na França, e que remete aos os boudoirs do século18. São apenas 75 unidades disponíveis no mundo.

A Möet lança ainda a Moët & Chandon Crystallized, versão do champagne Brut Impérial em garrafa cravejada de cristais Swarovski, e o Moët Chiller, um cooler desenhado pelo designer Jean-Marc Gady para manter a temperatura do champagne.

Por um brinde personalizado

Para além dos lançamentos exclusivos, diversas marcas direcionam suas ações para a criação de brindes que agreguem valor aos produtos de preço mais acessível. Na Diageo, a marca de uísque Buchanan?s presenteará seus consumidores com um CD do músico inglês Elton John, que faz shows no Brasil em janeiro com o apoio da marca. Todo o valor arrecadado com a venda será revertido para o projeto Buchanan?s Forever, que custeia bolsas de estudo para novos talentos da música brasileira.

A linha Red Label, da Johnnie Walker, lança cinco packs de Natal em redes de varejo que incluem balde de gelo, toalha, camiseta, pen drive ou porta copos personalizados. O objetivo é dar opções de diferenciação para os clientes.

Chivas tende a aliar seus produtos ao entretenimento lançando caixas personalizadas com um kit para jogar Poker que acompanha a versão 18 anos do produto, enquanto o uísque 12 anos da marca virá acompanhado de um DVD, que pode ser o documentário dirigido por Martin Scorcese, "Shine a Light", sobre a banda Rolling Stones, ou uma reedição de "A Hard Days Night" dos Beatles.

Ainda entre os produtos de Pernod, os consumidores que adquirirem seis garrafas do espumante Mumm Cuvée ganharão um balde de gelo em inox para compor as festas de fim de ano, e a marca Ballantine?s Finest dará copos de whisky, porta copos e receitas de drinks elaborados a partir da bebida. "A convivência é um valor da companhia, por isso optamos por oferecer produtos para incentivar a celebração entre amigos e família", finaliza Victor Jerez.