quinta-feira, 27 de novembro de 2008

MARKETING

Clubes de futebol se solidarizam com Santa Catarina

Preocupados com a tragédia que se abateu sobre Santa Catarina na última semana devido a enchentes e deslizamentos de terra, o Sport Club Internacional, Clube Atlético Paranaense e São Paulo Futebol Clube iniciam campanhas de solidariedade as família desabrigadas.

O Atlético Paranaense iniciou na última terça-feira, 25, as atividades de coleta de suprimentos. No Espaço Sócio Furacão, localizado na frente da Arena da Baixada, funcionários do time paranaense arrecadam alimentos, água, cobertores e materiais de construção doados pela população.

Os suprimentos coletados pelo Atlético serão direcionados à prefeitura de Itajaí, cidade mais atingida pela enchente e pelos deslizamentos de terra. De acordo com a Defesa Civil, a principal necessidade é de água potável já que em muitos locais as redes de abastecimento estão danificadas. Na última segunda-feira, 24, a Companhia de Saneamento de Santa Catarina doou 40 mil copos e uma empresa 15 mil litros.

Por meio de sua vice-presidência de marketing, o Internacional organiza a partir desta quarta-feira, 26, a campanha intitulada "100 anos, 100 mil sócios e 100 mil quilos de solidariedade". A iniciativa pretende mobilizar associados e demais torcedores do clube a, juntos, arrecadarem 100 mil quilos de alimentos não-perecíveis até 7 de dezembro, quando o Inter joga contra o Figueirense em Florianópolis, pela última rodada do Brasileirão 2008.

Apesar do prazo, as doações começarão a ser enviadas à Defesa Civil, por intermédio do governo do estado, já a partir desta quinta-feira, 27. O transporte dos mantimentos será feito por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). A primeira ação de recolhimento no clube acontece nesta quarta-feira, 26. Na partida contra o Cruzeiro, no próximo dia 30, em Porto Alegre, os torcedores do Inter que doarem cinco quilos de alimento não pagarão ingresso.

A partir de quinta-feira, 27, a direção do Internacional irá montar um posto fixo de recolhimento na Central de Atendimento ao Sócio (CAS), onde permanecerá até 5 de dezembro. Outros postos volantes deverão ser instalados nos principais portões de acesso ao Beira-Rio nos próximos dias, a fim de facilitar as doações.

O São Paulo Futebol Clube, com o apoio da Defesa Civil, também promoverá, como parte das ações desenvolvidas pelo projeto São Paulo Social, uma campanha de arrecadação de materiais com o objetivo de auxiliar as vítimas das chuvas que atingiram o estado de Santa Catarina.

A arrecadação acontecerá no portão 1 do Estádio do Morumbi, das 8 às 20 horas, a partir de quinta-feira, 26, até o dia 29. No domingo, 30, dia da partida entre São Paulo e Fluminense, as doações poderão ser feitas nos portões de acesso desde a abertura dos mesmos até o intervalo do jogo.

Números da tragédia
Segundo um levantamento da Defesa Civil de Santa Catarina, 22.776 pessoas estão em abrigos e outras 29.543 precisaram ir para casas de parentes e amigos. O total de pessoas fora de casa chega a 52.319. Já foram confirmadas 65 mortes. No total, mais de 1,5 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas.

Quatro municípios catarinenses já decretaram estado de calamidade pública: Gaspar, Rio dos Cedros, Nova Trento e Camboriú. Os municípios de Blumenau, Tijucas e Brusque também informaram que irão decretar calamidade pública, mas o documento ainda não chegou à Defesa Civil do Estado.