quinta-feira, 20 de novembro de 2008

10 motivos para ir ao Goiânia Noise Festival

O principal festival independente do país chega à 14ª edição nesta sexta, dia 21, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Ao todo serão 45 atrações divididas em dois palcos: Monstro e TramaVirtual. A escalação se divide entre lendas como Vaselines e Helmet, bandas aclamadas no circuito internacional, como Black Mountain e Black Lips, ícones nacionais, como Marcelo Camelo e Frank Jorge, destaques dos festivais independentes, como Lucy and The Popsonics, AMP e Guizado, e promessas locais.

A redação da TramaVirtual elegeu os dez principais motivos, que não se resumem à música para ir à Goiânia durante a festa.

Saudosismo escocês
Apesar de sempre ser citada via boca do mito Kurt Cobain, que a tinha como uma de suas bandas prediletas, a verdade é que o Vaselines influenciou toda uma geração. Grande nome da cena de Glasgow dos anos 80, o grupo indie pop vem pela primeira vez ao Brasil e contará com a ilustre presença de três integrantes de seu conterrâneo Belle and Sebastian. Se apresentam na sexta (dia 21). Quem estiver em São Paulo pega os escoceses no SP Noise, sábado (dia 22).

Bad Kids
Conhecidos por atitudes ignorantes em cima do palco, o quarteto Black Lips de Atlanta é o headliner gringo de sexta (dia 21), primeiro dia do festival. O excelente disco do ano passado, Good Bad Not Evil, colocou a banda na rota dos grandes festivais de Estados Unidos e Europa. A pegada aqui é irreverente, poucos acordes, inspiração indígena-americana e promessas de vômito, instrumentos quebrados e outras baixarias, escatológicas e não, no palco. Tocam em Brasília na quarta (dia 19) e no SP Noise sábado (dia 22).

Montanha mágica
A banda canadense Black Mountain é um banquete de influências que pode agradar a diversos seguimentos de roqueiros, dos mais roqueiros mesmo até os indies de plantão. Toques de psicodelia, hard rock, progressivo e Velvet Underground se misturam nas composições do quinteto que promete fazer um dos melhores shows do festival. Tocam na sexta (dia 21) em São Paulo, pelo SP Noise.

Academia do peso
O Helmet é o tipo de banda que bate forte no coração de muita gente. E a passagem deles aqui pelo Brasil é uma oportunidade única para quem quer ver um possível show “lendário”. Quem não conhece, provavelmente deve ser fã de alguma banda que tem forte influência do quarteto de Nova Iorque. E é só em Goiânia, meu amigo!

Mercosul
Mesmo com atrações internacionais de peso, a organização do festival se preocupou em trazer nomes importantes de países vizinhos. Muito querido por aqui, o The Ganjas, do Chile, dá ares latinos à psicodelia roqueira. Já o The Tormentos, da Argentina, segue à risca o manual de surf music instrumental sessentista.

Ícones nacionais
Frank Jorge e Marcelo Camelo foram responsáveis por duas bandas que estão entre as mais importantes do rock nacional, cada uma no seu tempo. Na sexta (21/11), eles se apresentam no mesmo palco. Líder da Graforréia Xilarmônica, Frank Jorge acaba de lançar seu terceiro álbum solo, Volume 3. Já Marcelo Camelo, eterno Hermano, lançou recentemente seu primeiro álbum solo, Nós, e com o Hurtmold como banda de apoio fará um dos shows mais aguardados do Noise.

Pioneiros do indie
Muitos dos que estarão na platéia eram apenas crianças quando Inocentes, Mickey Junkies e Gangrena Gasosa começaram. Hoje, essas bandas são sobreviventes da cena independente e continuam na estrada com dignidade. Saudosismo (nem tanto, talvez), barulho (ah, isso sim) e vitalidade devem fazer parte dos shows dessa galera no festival.

Ursão no cerrado
A promessa paulistana Holger faz sua estréia no Cento-Oeste. O primeiro EP acabou de sair e depois de shows por todo o interior de São Paulo essa será a primeira vez do grupo num grande festival. Os rapazes prometem a celebração de sempre, com direito a Vale-Verde (cachaça) e amigos no palco.

Donut Burger
Muitos festivais costumam oferecer delícias gastronômicas. O Goiânia Noise revolucionou o setor de salgados colocando em seu menu o maravilhoso “Donut Burger”. Trata-se de um donut de hambúrguer empanado com queijo e tomate no recheio. Imagine só, um cheeseburger com tomate empanado! Peça mais de um, você vai querer! Queremos deixar claro que “Donut Burger” é o apelido carinhoso, pois não sabemos o real nome da iguaria.

Rainha
Pela terceiro ano a equipe da TramaVirtual fará a cobertura do festival, mais uma vez sob a liderança de Fernanda Cardoso. Depois de percorrer todos os festivais do país, nossa apresentadora desembarca em Goiânia para se firmar no posto de musa dos festivais independentes.

Confira aqui a programação completa.